LOJINHA MIAU STORE

sábado, 30 de janeiro de 2010

CURIOSIDADES

Dizem que o gato tem sete vidas, o que não é bem verdade.
No entanto, a velha frase "a curiosidade matou o gato" tem um bom teor de verdade. Isso porque de fato os gatos são muito curiosos e brincalhões. Essa curiosidade frequentemente põe o bichano em situação de perigo.
Uma vizinha certa vez ficou horrorizada quando descobriu entre a roupa que tirou da máquina um cadáver de filhote de gato. Episódios assim são muito mais frequentes do que imaginamos.
Esta perigosa curiosidade fez com que os gatos aparecessem na imprensa repetidas vezes recentemente. Veja algumas:

-Gato é encontrado dentro de sofá doado para caridade,
-Empresa leva susto ao achar gato dentro de encomenda nos EUA,
-Gato perdido viaja 480 quilômetros entre bagagens de ônibus,
-Gato chamado 'Sortudo' cai do 26º andar e sobrevive nos EUA .


Fonte: Gatos e Fatos.

A INTELIGÊNCIA FELINA


O cérebro do gato desempenha MUITAS funções, mas a impressão que temos, principalmente a quem não tem uma convivência com gatos, é de que esses felinos não têm capacidade de aprender.

Diferente dos cães, eles não obedecem tanto nossas ordens e parecem até nem se importar muito com isso. A verdade é que para os gatos nossos elogios, códigos e comandos não têm muito valor ou sentido, mas certamente a inteligência está lá.

Um exemplo prático é quando vamos colocá-los na caixa de transporte para ir ao veterinário. Eles relutam muito, mas entrar novamente para voltar pra casa é outra história! "Vai que é uma beleza"! Nisso notamos como eles sabem o que é melhor.

Outro exemplo é ao brincar com uma bolinha, a maioria dos cachorros deixa a bolinha rolar por de trás de um móvel e fica concentrado no local em que a bolinha entrou. Os gatos já têm a consciência de que se a bolinha entrou por um lado sairá por outro, ou seja, ele dará a volta para pegar o brinquedo na outra extremidade.

Obs.: São inteligências diferentes, os cachorros fazem coisas que gatos não fazem também.

Os gatos aprendem tanto quanto os cães, mas não simplesmente pelo prazer de te servir, existe uma questão de "toma lá dá cá", ou seja: "Eu até faço o que está pedindo, mas quero uma recompensa".

Se usarmos sempre um estímulo de um petisco as chances de "obedecerem" a um comando são bem maiores.

Eles também demonstram inteligência simplesmente por entenderem o que queremos e não fazerem questão nenhuma de nos dar ouvidos. Eles DECIDEM o que é melhor pra eles.

Os gatos domésticos nascem, assim como os selvagens, com extintos de caça, marcação de território, etc. Mas "interferimos" nesses comportamentos ao darmos a eles todas as mordomias. Mas é lógico, muito melhor que eles fiquem em casa do que soltos! A expectativa de vida do bichano é muito maior no ambiente doméstico, é apenas um comparativo de instinto de sobrevivência.

No habitat natural, o gato aprende nas primeiras semanas de vida a desconfiar do homem e outros animais, considerando que ele é muito pequeno e indefeso. O que não ocorre quando nascem em ambientes domésticos, é tudo uma questão de costume.



Fonte: "Manual Completo - Gatos"

DICA

Graminhas: O gato adora comer mato, que ajuda muito na digestão. Você pode encontrar graminhas para gatos em Pet Shops, em vasinhos já preparados pra deixar crescer em casa, oferecendo ao gato de vez em quando.

DIA DA NÃO-VIOLÊNCIA

POR QUE OS GATOS BEBEM POUCA ÁGUA?



Embora seja de suma importância que o gato beba água, percebemos que eles não tomam tanta água assim.
Os ancestrais dos gatos eram animais do deserto, por isso seus rins se adaptaram muito bem à vida com pouca quantidade de água.

Os gatos são capazes de eliminar toxinas sem precisarem de muito fluído, daí se explica porque a urina é concentrada e possui um cheiro forte e horrível.

A água é muito importante quando um bichano come ração. Sua quantidade de água costuma normalmente coincidir com a quantidade de comida que ele digere.

Os gatinhos não concentram grande quantidade de urina, mas retêem mais água no corpo que os cachorros e os humanos. Mas nem mesmo os gatos podem suportar uma desidratação por muito tempo.

Apesar da água não ser considerada como um nutriente, na verdade, ela é o componente nutricional mais importante para o crescimento e manutenção de todos os organismos vivos.

Mesmo com a capacidade de concentrar urina, os gatos devem ter sempre água limpa e fresca. Preste atenção para que a água não esteja muito clorada, pois ele poderá recusar.

Havendo a possiblidade troque sua água várias vezes ao dia, a fim de estimular o bichano a beber mais. Espalhe vasilhas em vários pontos da casa.

IMPORTANTE: Esteja sempre atento se o gato está bebendo água demasiadamente, urinando muitas vezes ao dia, emagrecendo e sem apetite, pois esses podem ser sinais de problema nos rins. Caso perceba tais sintomas leve-o com urgência ao veterinário.

Fonte do Artigo: www.greepet.vet.br

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CUIDADOS COM A HIGIENE, SAÚDE E VETERINÁRIOS




Banhos: Gatos normalmente não precisam de banho. Existem veterinários que nem mesmo recomendam o banho. O gato é muito limpo e higiênico por natureza e se você quiser dar banhos nele será então preciso acostumá-lo desde filhotinho e dar banhos freqüentemente, para ele não "se esquecer" de como é um banho e dar escândalos ao receber um. Dois meses sem banho já deixam o gato assustado num novo banho. E muito banho pode fazer cair os pêlos. Importante: nunca deixar entrar água nos ouvidos.

Escovação: Gatos adoram ser escovados. E é muito bom para eles, pois escovar retira o excesso de pêlos que eles normalmente lambem e engolem, formando uma bola de pêlos no aparelho digestivo. Por isso é recomendável colocar uma colher cheia de óleo de cozinha (de soja, ou milho, ou girassol, etc.) na ração do seu gato uma vez ao mês, ou então, no mercado já existem opções de produtos para essa finalidade, como por exêmplo, pastinhas específicas para ajudar na eliminação das bolas de pelos.

Secreção nos Olhos: É normal no gato filhote ter as chamadas "remelinhas" nos olhos quando ainda pequenos. Eles ainda não tem muita resistência imunológica então a secreção é um reflexo disso. Quando adulto, isso pára de acontecer. A não ser que haja algum problema, alguma alergia ou irritação nos olhos do gato adulto, então é preciso chamar o veterinário.

Caixa de Areia: A caixa com areia feita de argila em flocos é a invenção mais maravilhosa para donos de gatos. O gato também agradece, pois ela atende tão bem ao instinto do gato de fazer as necessidades na areia que desde filhotinho ele vai sozinho até a caixa, sem precisar ensinar. A caixa deve ser cheia até ficar com uns 5 cm de altura de areia, no mínimo. Deve-se tirar as sujeirinhas com a pá, colocar num saco e dar um nó antes de colocar no seu cesto de lixo, para evitar vazamentos. Após a retirada das sujeirinhas preencha com mais areia limpa. E a cada 2 ou 3 semanas troque totalmente a areia da caixa. Não coloque a comida do gato muito próximas à caixa de areia (o gato detesta e é anti-higiênico). As melhores caixas de areia são as grandes, com encaixe extra de borda, que impede que o gato espalhe areia ao enterrar as fezes.


VETERINÁRIO: Não medique seu animal sem ter o acompanhamento de um médico veterinário de sua confiança. Lembrem-se, alguns medicamentos que nós (humanos) usamos, podem ser fatais para os gatos e também para os cães. Ao escolher um profissional observe se ele gosta de animais. Observe mesmo. Parece estranho falar isso, mas é um fato preocupante hoje em dia. Não deixe seu gato com quem não se interessa pela saúde dele mas apenas se interessa pelo seu dinheiro. Isso não é bom e você não precisa contratar um veterinário assim. Acredite, faz toda a diferença.E opte, se possível, por veterinários que atendem em casa, pois é bem menos traumático para o gato. E se tiver que levar o seu gato em alguma clínica veterinária, compre antes uma caixa de transporte, que facilita muito e evita que ele arranhe o dono ao tentar fugir e, pior, fuja. É praticamente impossível pegar um gato assustado em fuga.

MITO

O GATO SÓ GOSTA DA CASA.

Nada mais mentiroso. Só diz isso quem nunca teve um gato. Ele só não gosta de sair, não gosta de mudanças, não gosta de visitas. Gatos gostam da segurança e do silêncio do lar. E gostam só do dono, lógico que podem ser simpáticos com outras pessoas também, afinal os gatos são muito amáveis em geral. Existem gatos que morrem com a falta do dono, seja por falecimento deste ou por doação a estranhos depois da idade adulta do gato. Mais uma vez: gato não é cachorro. Só é preciso entender a linguagem felina.

GATOS NÃO SÃO CÃES

Uma coisa muito importante e que todos deviam saber é justamente a coisa mais óbvia: gato não é cachorro. Tem muita gente que não entende e não aceita isso! Então, quando o gato abanar o rabo, não quer dizer que ele está feliz. Muito pelo contrário: ele está muito nervoso (rabo abanando rápido: deixe o gato em paz) ou aborrecido e até mesmo atento a algo (abanando mais devagar). Respeite seu gato e entenda sua linguagem. Outra coisa que o difere dos cães é que eles não rolam no chão ou se urinam todo quando você chega em casa: o gato é muito discreto e elegante para isso. Ele mostrará sua felicidade miando, ronronando, se esfregando, te olhando nos olhos e com o rabinho bem de pé. Feliz.

DIVERSÃO DOS FELINOS



Os gatos amam brincar!! Correr de um lado para o outro e tudo que cair no chão..acredite, vai virar brinquedo!
Não estranhe se quando você estiver se preparando pra dormir, seu bichano esteja se preparando pra brincar e derrepente começar aquela correria, principalmente se você tiver mais de um gato. E quando eles começam à brincar de guerra e usam seu corpo como barricada...não tem jeito.
Brinquedos: Gatos adoram bolinhas feitas de meia fina de mulher, feitas de papel e também de plásticos de sacola de supermercado. Se você comprar pra ele bolinhas bonitinhas numa Pet Shop, é quase certo que ele não irá se interessar. Ele gosta de bolinhas "feitas em casa". Uma coisa que eles adoram e que você compra em Pet Shop são os ratinhos de pêlo de coelho e os ratinhos com Catnip (uma erva que os gatos amam desesperadamente). São a alegria absoluta dos gatos. Mas ofereça um brinquedo de cada vez; quando há muitos por perto, o gato se desinteressa por todos. E uma boa coisa é você ter uma cestinha no chão para guardar os brinquedos: o gato sempre irá até ela pra pegar o brinquedo que quiser.

DICAS PRA SONECA FELINA

Gatos gostam de lugares macios e limpos. Normalmente eles aceitam cestinhas de espuma próprias para gatos (preferem as que tem um teto, tipo cabaninha), mas pode ser que ele recuse. Gatos são imprevisíveis. Então se você não quiser comprar cestinhas uma boa opção pode ser casinhas de caixa de papelão, com janelas pra ele entrar, forradas com cobertorzinho. Também gostam de cestas de vime ou palha, sempre com panos macios para forrar (adoram o moletom tipo Soft). Uma coisa comum no gato é que ele se enjoa facilmente dos lugares, e os abandona por um tempo, trocando por outros. Uma solução é trocar a casinha de lugar, o que chamará a atenção dele de novo. Por um tempo.
E não se engane....não estranhe se algum dia você encontrar seu gato tirando uma pestana em cima da geladeira (como ocorreu aquí em casa) ou algum outro lugar totalmente inusitado.
Definitivamente, os gatos não levam uma vida de tédio!!!!!!

...MAIS CURIOSIDADES



GATO DORMINHOCO

O gato foi apontado como o oitavo maior dorminhoco do reino animal. Ainda que a ciência não esteja convicta disso, uma coisa ela afirma sem receio: o nosso felino doméstico está, sem dúvida, entre os bichos que mais dormem.Suas horas de sono correspondem a quase dois terços de sua vida. Recentes estudos eletrencefalográficos detalharam: o gato passa 15% do tempo em sono profundo e 50% em sono leve. Os estudos também revelaram que, durante o sono, a sua atividade mental é tão intensa quanto a que mantém acordado. Reforça-se daí a suposição que todos nós já tínhamos: o gato deve sonhar.

...MAIS CURIOSIDADES

"TIPOS" DE MIADOS
Os gatos miam para expressar seus sentimentos e desejos. Já foram encontrados cerca de 100 miados diferentes. Acredita-se que este som seja mais usado na comunicação com os homens do que com os animais. Uma miado fraco significa cumprimento. Um curto indica que o gato está com fome ou querendo fazer as necessidades. Já o longo é uma maneira de dizer que está com dor. Ao pressentir um inimigo, o bichano geralmente emite um miado breve e alto. Existe também o miado típico do acasalamento, um som que o gato ouve de longe.

ALGUMAS CURIOSIDADES FELINAS






VOCÊ SABIA.....
·Homens e gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções.
·O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão.
·O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos.
·Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos.
·Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelha. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.
·A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães. Seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone.
·Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz.
·Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.
·Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária ao homem para enxergar.
·Recentes estudos revelaram que os gatos podem ver o amarelo, azul e o verde. Ainda não se sabe ao certo, se conseguem ver o vermelho, provavelmente essa cor é vista como cinza ou preto..
·O campo de visão de um gato é de 185 graus.
.Os gatos sacrificaram os detalhes e as cores pela capacidade de enxergar com pouquíssima luz. Eles não conseguem enxergar pequenos detalhes, vêem o mundo desfocado.
.Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais. Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila do homem.
.No fundo do olho, os gatos tem uma camada de células denominadas "tapetum lucidum". A luz, após absorção, é refletida por essas células de volta para a retina, para que seus receptores tenham uma segunda chance de captá-la. Isso aumenta a eficiência dos receptores da retina em cerca de 40%.
·Leva cerca de 2 semanas para o filhote ouvir bem e seus olhos abrem em média com 7 dias.
·O gato possui aproximadamente 60 a 80 milhões de células olfatórias. O homem possui entre 5 a 20 milhões.
·Os gatos possuem um órgão olfatório especial no céu da boca, chamado: Orgão de Jacobson. É um analisador de odores e é por isso que as vezes vemos os gatos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sente odores fortes.
·O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4. Seus bigodes são usados para medir distâncias.
·Gatos têm 30 dentes, enquanto os cães possuem 42. Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.
·Os gatos andam na ponta dos dedos.
.As patas do gato possuem receptores muito sensíveis que levam informações, na velocidade da corrente elétrica, até o cérebro: exploram coisas novas, sentem os alimentos, a velocidade do que passa sobre elas.
·O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h
Quase 10% dos ossos dos gatos se encontra na cauda, e esta é responsável pela manutenção do seu equilíbrio.
·O gato doméstico é a única espécie que consegue manter a sua cauda ereta enquanto anda. A cauda também é demonstrativo do estado de humor do gato.
·Quando o gato está assustado, seu pêlo se eriça por todo o corpo. Quando ele vai atacar, o pêlo se eriça somente numa estreita faixa sobre a coluna vertebral.
.Gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcar com o seu cheiro, como uma assinatura. O odor é deixado por glândulas, que possuem na parte anterior do rosto.
.Fêmeas esfregam o corpo em machos que querem e também, de uma forma geral, todos se esfregam naqueles que sabem serem maiores e mais fortes, mas não quer dizer que o considerem superiores. É uma deferência e um pedido de amizade.
·O Maicis, o primitivo ancestral dos gatos, era uma pequena criatura que vivia em árvores há 45/50 milhões de anos.
·O Maine Coon é a única raça natural de gatos da América.
·Existem cerca de 100 raças de gatos.
·Gatos respondem mais facilmente a nomes terminados com som "i".
·O gato treme quando sente muita dor.
·O ronronar nem sempre é por alegria e prazer. Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor.
.Gatos selvagens miam muito menos do que os domésticos. Isso se deve ao fato dos gatos aprenderem que miando chamam a atenção do homem para suas necessidades.
.Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% de sua vida se limpando.
·Quando se lavam, os gatos perdem quase tanto líquido quanto perdem na urina.
·Gatos adultos e sadios passam 15% de sua vida em sono profundo. Em sono leve por 50% de sua vida, o que deixa apenas 35% do tempo no estado acordado. Mas passam do estado de sono profunda para acordado e alerta, mais rápido do que qualquer espécie.
Um gato é capaz de pular 5 vezes a sua altura.
. O gato sempre cai de pé, desde que o tempo de queda seja suficiente, para que ele gire seu corpo e se defenda da queda, amortecendo o impacto.
·A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é de cerca de 3 anos. Um gato com dono e dentro de casa, pode chegar a 16 anos. Uma fêmea chamada "Ma", viveu por 34 anos, sendo o gato que viveu mais tempo, que se tenha registro, até hoje.
.Para calcular a idade do seu gato, considere que o primeiro ano de vida equivale à 15 anos humanos. Adicione 4 (anos) a cada ano a mais de vida que ele tiver.
·Napoleão Bonaparte, Dwight Eisenhower e Hitler, detestavam gatos.
·Winston Churchill, Abraham Lincon, Florence Nightngale, Robert E. Lee, Sir Isaac Newton, Mark Twain, compositores como Ravel e Chopin , Buddha, Mohammed, Jules Verne, Ernest Hemingway, Henry David Thoreau, Monet, Renoir. Scarlatti and Liszt, Camille Saint-Saens, Albert Schweitzer, adoravam gatos.

A IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO/ESTERILIZAÇÃO DO SEU ANIMAL



A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. Para cada bebê que nasce, 15 cães e 45 gatos também podem nascer. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes!! No caso das gatas esse número é ainda maior. Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais, com a morte de milhares deles. Isso pode ser evitado por meio da informação.

Como funciona?
Consiste na retirada do útero, trompas e ovários, no caso das fêmeas. Nos machos, na retirada dos testículos.
A cirurgia, feita com anestesia geral, é simples mas deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados. Em torno de uma semana o animal estará totalmente recuperado.
A castração pode ser feita a partir dos 2 meses de idade. Para as fêmeas é recomendado castrar antes do primeiro cio.
Fonte: Arca Brasil.

Veja as vantagens em castrar seus animais
Fêmeas:
-O cio deixa de ocorrer, conseqüentemente não há mais sangramento;
-A fêmea deixa de atrair machos e procriar;
-Diminui o risco de câncer das mamas e elimina o câncer de útero;
-O animal fica mais tranqüilo.
-Estará se livrando da piometra (infecção no útero) que atinge em média 60% das cadelas não castradas e cujo tratamento inclui a esterilização.
-Não, as fêmeas não engordam por causa da Esterilização. Em 30 % dos casos o apetite aumenta, mas se a ingestão de alimentos for controlada após a cirurgia esse problema tende a diminuir.
-Castrando a partir de 2 meses de idade (antes da puberdade) as vantagens são: -Cadelas e gatas castradas antes da puberdade reduzem em 90% as chances de terem câncer de mama.
-A recuperação pós-cirurgia é mais rápida (filhotes com até 30 dias se recuperam imediatamente após o término da anestesia).
-Não haverá aumento na tendência a obesidade.

Machos:
- É mais simples que nas fêmeas.
- Ele continua guardião da casa e da família.
- O animal fica mais tranqüilo;
- Diminui o risco de fugas atrás de fêmeas;
- Diminui a necessidade de marcar território;
- Diminui o problema de latidos excessivos e uivos;
- Não terá câncer nos testículos;
- Estará menos sujeitos a tumores anais.
- Não, o animal não fica “boiola”.

ONDE CASTRAR/ESTERELIZAR GRATUITAMENTE:

CONTROLE POPULACIONAL DA FAUNA URBANA, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA
ESTERILIZE GRATUITAMENTE SEU ANIMAL DOMÉSTICO
Lei nº 3739 / Vereador Cláudio Cavalcanti
Postos da Prefeitura - SEPDA
BONSUCESSO - AV. BRASIL PASSARELA 9 ao lado do ant BOBS, sentido Centro
REALENGO - PRAÇA PADRE MIGUEL
LARGO DO MACHADO
JACAREPAGUÁ - PRAÇA SECA EM FRENTE AO HSBC
Distribuição de senhas às sextas-feiras a partir das 13 hs
Não é necessário levar o animal nesse dia
Documentos: identidade e comprovante de residência
Informações SEPDA 2503-4530 / 2503-4577

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CUIDADOS NA ALIMENTAÇÃO DO SEU BICHANO


Os gatos, como os demais felinos, são carnívoros. No ambiente selvagem, devoram a presa inteira, incluindo pele, orgãos internos e ossos e ervas que a presa tenha ingerido. Dessa forma ele obtém o balanceamento nutricional correto.
Qualquer mudança na alimentação, mesmo que seja só de marca de ração, deve ser feita de forma gradativa. Mudanças bruscas de alimentação podem causar diarréia.
Os gatos que tem livre acesso a comida podem comer de 10 a 20 pequenas refeições diariamente. Sua dieta requer um alto nível de gordura e proteína se comparados com os cães, e doses extras dos aminoácidos taurina, arginina, cisteína e metionina.
Gatos não podem comer chocolate, porque contém ácido oxálico que impede a absorção de cálcio. Além disso contém teobromina, um alcalóide tóxico para felinos. Aliás, gatos são muito sensíveis a várias substâncias, então nunca dê nenhum alimento ou medicamento antes de consultar seus veterinário.
Mantenha sempre a higiene dos comedouros e bebedouros.
Gatos necessitam ingerir muita água, então mantenha os bebedouros sempre com água limpa, de preferência filtrada.
Alguns gatos apresentam uma reação alérgica ao plástico, chamada Acne Felina, então é algo à ser observado para a então mudança para um bebedouro e comedouro de louça ou alumínio.
Os gatos, como as pessoas, possuem gostos diferentes, é comum que alguns não aceitem alimentos que outros gatos adoram. Procure descobrir qual o alimento que seu gato mais aprecia. As preferências alimentares dos gatos irá depender do odor do alimento, textura, hábitos alimentares e saúde do gato. O ambiente também influencia o apetite do gato. Luz, barulho, presença ou ausência de pessoas ou animais, tipo de limpeza do comedouro e bebedouro, são fatores que afetam. Lembrem-se, os gatos são animais que se estressam facilmente.
Não alimente seu gato em excesso. Alimentar bem não é a mesma coisa que alimentar demais, até que deixem sobras. Uma boa alimentação é formada por quantidade suficiente de alimentos, com todos os elementos nutricionais necessários ao bom funcionamento do organismo dos gatos.
Os gatos têm deficiência de algumas enzimas, o que os tornam incapazes de sintetizar determinados nutrientes no organismo. Eles têm que ser fornecidos pré-formados na dieta, como a Vitamina A, o Acido Aracdônico e Taurina.
Os gatos necessitam de boa quantidade de proteínas e gorduras (carnes, peixe, aves, vegetais, soja). Precisam também de hidratos de carbono, sais minerais e vitaminas. Os gatos domésticos precisam de água fresca sempre disponível, principalmente os que se alimentam de ração seca. Já os gatos selvagens bebem pouca água. A carcaça das presas que come possuem 70% de água.
A grama (ou verde), é elemento importante na alimentação dos gatos. No ambiente selvagem, ingerem alimentos verdes junto com a presa. O verde contém vitaminas e ajuda no bom funcionamento do aparelho digestivo. Já a taurina, é um produto final do metabolismo de 2 aminoácidos. Está envolvida na formação e funcionamento da retina e nos gatos também com a formação de sais biliares. Sua deficiência resulta em degeneração da retina e cegueira. Essas alterações demoram longo tempo para ocorrer, cerca de 1 ano com uma dieta insuficiente em Taurina.
Diferente dos outros animais, os gatos não conseguem sintetizar a Taurina. Ela é encontrada em produtos de origem animal. As rações atualmente vêem com um bom supreimento de taurina.
**************************************************************************
Ração em lata
Têm a vantagem do sabor e umidade, mas é mais cara do que a seca, contribui para a formação de tártaro nos dentes, dá mau-hálito, fezes com mau cheiro, podem ocasionar gases e fezes moles. Se estragam com mais facilidade quando deixadas no prato, e os pratos devem ser lavados todos os dias.
Recomendada para animais que necessitam de reposição de líquidos, animais com inapetência.

Ração Seca
Os gatos alimentados com ração seca necessitam de mais água, têm menos tártaro nos dentes, é mais barata e deixa menos cheiro na boca e nas fezes. Os pratos permanecem limpos e a ração não estraga com facilidade e as fezes ficam firmes.

Leite
Você até pode dar pequenas quantidades de leite ao seu gato, mas atenção porque muitos gatos têm intolerância à lactose e podem ter diarréia.

Sobras de comida
Evite dar sobras da sua comida. Os alimentos para humanos podem provocar diarréias, tártaro e outros males. Além disto, não fornecem a nutrição correta.

Ossos
Não há problemas em dá-los ao seu gato, desde que sejam grandes e não soltem lascas, como os de boi. NUNCA dê ossos de galinha ou de porco, seus fragmentos podem grudar na boca, garganta ou estômago e perfurar o intestino do seu gato.

Carne
A carne não faz mal, mas você não deve substituir a ração pela carne porque ela não possui todos os ingredientes importantes para o seu gato.

Fígado
O fígado é muito nutritivo, mas de oferecido diariamente ou em grandes quantidades pode intoxicar seu gato por vitamina A e causar diarréia.

Suplementos vitamínicos e minerais
Se seu gato tem alimentação balançeada e come ração regularmente, não precisa de suplementos.

Peixe Cru
Alguns peixes crus podem causar deficiência de Tiamina. Os peixes crus possuem Tiaminase, que destrói a Tiamina Vit B1. O calor do cozimento, destrói a Tiaminase presente na carne do peixe.

REFLETINDO SOBRE A GRANDE CATÁSTROFE NO HAITI



É impossível ficar alheio ao que aconteceu e ainda acontece no Haiti.
Como explicar tamanha catástrofe, tamanha desgraça aos olhos de quem tenta compreender o sentido das coisas?
Nos sensibilizamos ao vêr que mesmo após dias do evento ainda foram encontradas pessoas vivas entre os escombros, ao saber que muitos perderam tudo, inclusive familiares e amigos, vemos o mundo se mobilizar na grande solidariedade de prestar socorro enviando mantimentos, medicações, ajuda corporal e sobretudo água....muita água! E dinheiro?? Logo que acontecido o evento foi possível vermos sendo divulgado na mídia que não fosse enviado dinheiro, pois esse de nada valeria num lugar onde não restara nada......
Mais um questionamento, mais uma reflexão - o dinheiro de nada valerá quando nada mais houver!!
Esse foi, no meio de toda essa desgraça, um dos muitos ensinamentos para a humanidade.
Não seria esse o momento de refeltirmos sobre aquela velha e sábia máxima do nosso maravilhoso Greenpeace que diz:

" Quando a última árvore tiver caído,
quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado,
Vocês vão entender que diheiro não se come"

Na visão de alguns isso não não passara de mera fatalidade, segundo a visão espírita, mortes em massa, permite acelerar o progreso moral do planeta, permitindo à algumas pessoas o regresso a pátria espiritual, e a outras uma nova experiência de aprendizagem na Terra, afinal o planeta é uma escola gigantesca onde aprendemos à substituir o esgoísmo primário pela partilha, o ódio pelo amor ao próximo , a inércia pela ação solidária.
Neste caso, foge ao entendimento de muita gente que justiça não é sinônimo de castigo. A Providência Divina se expressa pela equidade das leis que nos governa e ao longo de nosso ciclo de evolução, experiências que de imediato, nos parecem terríveis, corroboram em nosso proveito pelas lições que colhemos delas.
Se nosso planeta está mesmo em progresso evolutivo não é difícil entender porque esses fatos acontecem.
O que nos resta, entretanto é sermos solidários e desejar em oração que os que partiram possam ter um regresso feliz ao mundo espiritual, que os que ficaram saibam aceitar com esperança a ausência "física" dos entes queridos e que o grande exêmplo dos que ajudam os sobreviventes possa tocar corações e possa ajudar-nos à despertar para o que realmente importa nessa vida, mudando assim nossos conceitos, nosso discernimento acerca dos verdadeiros valores.

MOMENTO POESIA - HOJE FAÇO 1 ANO E 4 MESES DE CASADA


"METADE"
Oswaldo Montenegro

Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio
Que a morte de tudo em que acredito não me tape os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito, a outra metade é silêncio.
Que a música que ouço ao longe seja linda ainda que tristeza
Que a mulher que amo seja pra sempre amada mesmo que distante
Porque metade de mim é partida, a outra metade é saudade.
Que as palavras que falo não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor
Apenas respeitadas
Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos
Porque metade de mim é o que ouço, a outra metade é o que calo.
Que a minha vontade de ir embora se transforme na calma e paz que mereço
Que a tensão que me corrói por dentro seja um dia recompensada
Porque metade de mim é o que penso, a outra metade um vulcão.
Que o medo da solidão se afaste
E o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável
Que o espelho reflita meu rosto num doce sorriso que me lembro ter dado na infância
Porque metade de mim é a lembrança do que fui, a outra metade não sei.
Que não seja preciso mais do que uma simples alegria pra me fazer aquietar o espírito
E que o seu silêncio me fale cada vez mais
Porque metade de mim é abrigo, a outra metade é cansaço.
Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba
E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Porque metade de mim é platéia a outra metade é canção.
Que a minha loucura seja perdoada porque metade de mim é amor
e a outra metade também.

É IMPOSSÍVEL SER INDIFERENTE AOS GATOS


Sutil, silencioso,astuto e sedutor, o gato é considerado possuidor de sinistros poderes...quem sabe por conta de seu olhar brilhante no escuro, sua preferência pela noite ou pelo fato dele cair sempre em pé, já chegou à causar temor entre algumas pessoas. Pasmem, o gato já foi considerado um símbolo do Mal em uma época dominada pela escuridão. Tanto que as trevas da ignorância, naquela ocasião, acenderam as fogueiras da violência e centenas de milhares de gatos foram queimados vivos. Perseguidos por muitos e invejado por todos, era natural que o gato logo fosse adotado pelas não menos perseguidas - as bruxas. Diziam que elas se transformavam em gato e tinham um Grimalkim - um pequeno demónio em forma de gato.
Os poderes mágicos destes felinos também eram perseguidos com violência pelos bruxos e bruxas em suas magias. Partes do corpo de um gato (sempre negro) eram elementos essenciais em muitos feitiços...coisa que ainda hoje, sabemos que acontece.
Hoje o gato é um aliado poderoso dos Magos, dos místicos e de pessoas comuns. Tem lugar de destaque na magia moderna e na vida de muitas pessoas sensíveis e inteligentes. Hoje em dia a Ciência comprova que os gatos possuem um enorme poder psíquico. A exêmplo disso, na II Guerra Mundial os gatos ingleses, por mais incrível que pareça, receberam uma medalha da Coroa britânica.

Vocês sabiam que no grande bombardeio de Londres pelos nazistas, os gatos buscavam abrigo muito antes dos radares da Forca Aérea captarem os aviões alemães?
Ou seja, eles foram mais eficientes do que a tecnologia dos radares.
E esse mesmo radar dos gatos também é capaz de pressentir terremotos.
O fato é que os gatos deixaram sua marca.E hoje, ela é muito forte e presente no coração e no inconsciente das pessoas que tem a sensibilidade de percebê-los, de captá-los em sua intrínseca essência felina. E essa sensibilidade e percepção pode tomar muitas formas...destacando como a mais interessante delas, a sutil e particular filosofia felina em toda sua atitude elegante, magestosa....e acima de tudo, totalmente livre.
.....A reação diante de uma gato, em certas ocasiões é impactante e pode ser comparada à ópera - ou você ama ou odeia!!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CUIDADOS COM OS BICHANOS BRANCOS


Gatos brancos não só são predispostos a feridas na pele, em geral, como a ter vários tipos de doenças, pois são mais frágeis. Explicando melhor: para um gato ser branco, é necessário que os 2 pais tenham gens para pelagem branca, e essa "proximidade" de gens ocasiona maior fragilidade ( é por isso que o cão viralata é muito mais resistente que cão de raça - e gatos também. O vira lata vem da mistura de várias raças ( uma grande variação genética), e daí a maior resistencia.) Quanto mais pura é a raça( com maior semelhança genética), mais frágil ela é.
Muito cuidado com feridas...e consequentemente os que tiverem o oncogêne: o câncer. Isso porque a cor branca reflete muito menos a luz do sol, causando irritações constantes.
Qualquer forma constante, como agressões, luz solar, shampoos irritantes, podem predispor e estimular esses genes.
Portanto ser branco é mais um fator predisponente.
Brancos ou albinos - são todos sensíveis.
Animais sem pigmentação são mais suscetíveis ao câncer de pele.
Você já deve estar cansado de ouvir que a exposição excessiva ao sol é maléfica à saúde da pele, principalmente àqueles que têm pele clara. Evitar os raios solares das 10h às 15h e usar protetor são dicas úteis e eficientes quando o assunto é prevenção ao câncer e outros problemas de pele. Com os animais, essa preocupação deve ser exatamente a mesma.
Sol em excesso e falta de proteção são tão nocivos aos cães e gatos quanto para os humanos. E não pense que é um exagero se o veterinário do seu bicho de estimação recomendar o uso de protetor solar!
Cachorros e gatos de pele e pelagem claras exigem, sim, cuidados especiais.
O grupo de bichos mais predispostos a apresentar doenças de pele engloba os claros, albinos ou despigmentados. E para que fique bem claro, animais brancos não são, necessariamente, albinos. "O animal albino tem três características principais: pêlos brancos, ausência de pigmentos na pele e olhos vermelhos. É comum afirmarem que cãos brancos são albinos, como por exemplo, o boxer branco. Ele não é albino se possuir pigmentação nas pálpebras, na boca e olhos de cor escura.
Os animais claros têm áreas do corpo que são mais atingidas, como focinho, cabeça e as pontas das orelhas. Atualmente, já há protetores solares específicos para uso animal, feitos para proteger as áreas mais sensíveis.
Os gatos brancos podem desenvolver, com freqüência, lesões cancerosas no focinho e pontas das orelhas. O câncer de pele nos gatos, quando causado por exposição solar, geralmente é maligno e, na maioria das vezes, é necessário amputar a área afetada.

ALBINISMO - O albinismo é algo mais raro de acontecer e o animal albino apresenta diferenças em relação ao animal de pele clara. A palavra albinismo deriva do latim albus (branco) e se refere à incapacidade de um indivíduo ou animal de fabricar um pigmento denominado melanina - do grego melan (negro), que dá cor à pele e protege da radiação ultravioleta do sol.

Então gateiros de plantão, cuidados redobrados os com bichanos brancos, especialmente neste verão.

QUEM INVENTOU O SOFÁ TINHA GATOS?


O sofá foi originalmente um trono dos governantes árabes e tem existido desde a antiguidade, entre os nobres do Oriente Médio.
As vezes me pergunto se o inventor de sofás tinha gatos em casa...
Tenho exatos um ano e quatro meses de casada e já pude notar (por debaixo da capa) alguns furinhos sutis e elegantes no meu sofá lindo e branco.
Bom, pra alguém que TEM gatos, senão encomendar um sofá blindado, o melhor mesmo é apreciar os novos e minuciosos adereços.
Taí mais um dos muitos aprendizados evolutivos que obtemos com essas pequenas e arranhadoras criaturas.Se isso tivesse acontecido há algum tempo atras, certamente eu teria tido um ataque de nervos arrebatador...hoje não....sou mais humana, um pouco menos materialista e mais consciente dos verdadeiros valores....e especialmente hoje tenho a certeza de que existe possibilidade de se dividir qualquer adorno doméstico em até 17 vezes sem juros. Sem juros??????

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A FILOSOFIA ESTÁ EM TUDO !!


A filosofia está em tudo !!
Assim como está em tudo, também está no gato. Eu associo o ser humano ao gato no sentido de que cada gato têm uma personalidade particular e íntima, no caso do gato, não é modificada por ninguém o que o diferencia do cão e seu adestramento e de muitos seres humanos.
Embora saibamos que o gato doméstico atual é uma adaptação evolutiva do gato selvagem, ele apenas foi domesticado mas sua personalidade é intacta. Registros encontrados no Egito data a existência desses felinos de pelo menos 5000 anos.Sendo assim, se formos analisar o gato em sua essência e filosofia, encontraremos muitos de nós em cada um desses pequenos seres felinos e em consequência disso muito conhecimento e sabedoria.
A filosofia surgiu na Grécia antiga como uma atividade especial do homem sábio (filo + sophia = amor à sabedoria). Desde então inúmeras foram as tentativas de definir exatamente o que procura e o que faz um filósofo. Todos reconhecem a sua importância e a utilidade, porém é impreciso e divergente em relação a determinar qual a sua verdadeira ciência. A principal característica que Aristóteles viu num filósofo é que ele não é um especialista. O sophós, o sábio, é um conhecedor de todas as coisas sem possuir uma ciência específica.
Na vida é assim...ao longo dos anos vamos nos tornando conhecedores de tudo, mas a especialidade está em dentro de cada um de nós, e é ao longo desses mesmos anos que um dia cada um descobre sua verdadeira especialidade....sua missão, seu dom.
Quanto à filosofia, nos basta ter em mente....é o único saber possível, as demais ciências são parte dela.
Quanto ao gato...enquanto você estiver no alto do muro, não importa o quanto o cachorro latir, ele só irá te ferir se você descer ao nível dele.


A filosofia está em tudo....
O conhecimento está ao nosso alcance....

Sejam bem-vindos.
Mírian Martins.