LOJINHA MIAU STORE

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Como preparar seu gato para uma mudança de casa



Os gatos são animais extremamente territoriais. Para se sentirem seguros, os bichanos precisam explorar e conhecer bem todo o território. Esta característica os torna muito mais sensíveis a uma mudança de residência. Alguns felinos podem ficar entocados, parar de se alimentar, ou até fugir.

Preparando o gato

A caixa de transporte é útil, segura e deixa o gato mais tranqüilo durante o transporte. Caso seu gato já não esteja acostumado a usa-lá é hora de acostumá-lo! Os felinos já por natureza, gostam de entrar dentro de tudo que se pareça com uma toca e você pode incentivar que ele comece a entrar sozinho e com mais freqüência, colocando alimentos ou o catnip(a erva do gato)dentro dela. Inicialmente, mantenha sempre a porta aberta, depois feche por pequenos períodos. Nunca associe a caixa de transporte com broncas ou castigos.

Durante o período da mudança mantenha todos os objetos do bichano, não compre nada novo. A mesma cama, comedouro, bebedouro e brinquedos devem ir para a casa nova. Ele se sentirá mais seguro num ambiente estranho, ao identificar os objetos que ele já conhece.

Uma semana antes da mudança, como precaução, diminua um pouco a quantidade de alimento oferecida ao felino, sem pular nenhuma refeição. Você também pode deixar a comida mais gostosa com alimentos úmidos próprios para gatos. Assim após a mudança ele estará mais estimulado a continuar comendo. Não troque a ração neste período.

Na casa nova

Ao chegar na nova residência, arrume um quarto tranqüilo, que já esteja com os móveis no lugar e prepare o ambiente. Nele devem estar, a cama e os demais utensílios e brinquedos, inclusive a caixa higiênica com o granulado com que o seu gato está acostumado. Coloque a cama, água e comida de um lado do quarto e a caixa sanitária do lado oposto, distante da cama.

O bichano deve ser colocado neste ambiente por alguns dias junto com a caixa de transporte. Não o force a sair dela e não tire a caixa do quarto, mesmo depois que o gato tenha saído, pois alguns gatos se sentem mais protegidos dentro dela.

Quando ele estiver adaptado, aos poucos, pode ter o acesso liberado para o restante da casa. Os sinais de que o felino não está estressado e que essa liberação pode começar a ser feita são, comer e brincar. Porém, nos primeiros dias fique atento e observe também se ele, bebe água, urina e evacua normalmente.

Cuidado com as fugas

Durante o período inicial após a mudança, o gato pode querer fugir, na tentativa de voltar para o antigo território. Por isso, não deixe que ele tenha acesso a rua, tome cuidado com portas e janelas, até que ele se acostume com a nova residência. Coloque nele uma coleira com identificação e telefone.

Fonte: Blog Dr. Pet

Texto: Claudia Terzian (Adestradora Equipe Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido



2 comentários:

  1. e eu de boldo a ele o que eu fiz é correto?Meu gato estava com problema intestinal

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Eduarda.
    Eu não sei se entendi bem o que vc perguntou, acho que disse que deu boldo pro seu gato pq ele estava com problema intestinal, foi isso?
    Olha, problemas intestinais (quando não está ligado à alguma patologia) é normal em cao de mudanças de casa, ambiente, rotina, etc.
    O gato fica estressado e muitas vezes ocorre as diarréias.
    Eu não sei a eficácia em relação ao boldo e problemas com gatos não, inclusive gostaria de alertar que nem todos os alimentos, medicação ou chás que é bom pra nós seres humanos são para os animais. Inclusive existem medicações, chás e alimentos que são muito perigosos para os animais então tenha cuidado com o que administrar no seu animal.
    Em se tratando de problemas intestinais por causa de estresse, tem que ter paciência mesmo, mas o importante é manter seu animal hidratado pra que não haja problemas maiores.
    Use um "probiótico" que é excelente pra saúde intestinal e é seguro. existem vários no mercado pet. Mas se vc não tiver certeza de que esse problema intestinal é mesmo por conta de uma mudança, leve-o ao veterinário, ele irá diagnosticar exatamente o que ele tem, mas tenha cuidado em ministrar medicação humana para animais, ou chás...nem sempre o que é bom pra nós é pra eles.
    Espero ter ajudado e que ele fique logo bom.
    Grande abraço e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir