LOJINHA MIAU STORE

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Jogos da Copa chegando - fogos - estresse animal



Copa do Mundo chegando, todos se preparando para torcer e comemorar, certo? E voce já pensou em preparar o seu bichinho de estimação também ? É isso mesmo, porque nessa época os bichinhos sofrem demais por causa dos fogos, buzinaços e vuvuzelas...
Muitos entram em pânico, fogem, alguns podem ter até mesmo convulsões. Pra evitar esse sofrimento e poder curtir a Copa numa boa, aqui vão algumas dicas:

1. Evite fugas

A primeira coisa a fazer nos dias de jogos é fechar bem as portas e as janelas. No desespero, cães e gatos tentam fugir.

2. Crie um refúgio

Coloque seu bicho em um lugar onde ele se sinta seguro. Mantenha a luz acesa e, se ele estiver acostumado, deixe TV e rádio ligados. Converse um pouco e faça carinho. Um pouco antes do jogo leve seu animal para perto da tv ou de um aparelho de som e aumente aos poucos o volume de tal forma que ele se distraia e se acostume com um som alto. Assim não ficará tão assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos.

3. Ofereça a ele apenas a comida que ele já está acostumado a comer sempre

Problemas de digestão, somados ao pânico que ele sente dos rojões, podem até levar à morte, em casos extremos. Alimente-o com a ração de costume e ofereça água. Evite até dar os biscoitinhos dele.

4. Solte a coleira

Não deixe seu cachorro ou gato na coleira. Muitos animais, quando presos, morrem por enforcamento, no desespero de fugir dos fogos e rojões. Se precisar isolá-lo, deixe-o fechado num quartinho.

5. Evite deixar muitos cães juntos pois, excitados pelo barulho, podem brigar até à morte


6. Acalme-o

Homeopatia, florais e acupuntura podem diminuir o medo e a ansiedade do seu animal. Mas esses tratamentos devem ser feitos ao longo do ano.
Consulte um veterinário antes para outras orientações


http://www.gazetadopovo.com.br/blog/bloganimal/

10 comentários:

  1. Legal por colocar o texto sobre a farra do boi. O texto é da filósofa Sonia Teresinha Felipe, e o pensata só publicou.
    Já votei lá em ti, espero que um dia eu também participe dessas coisas, que legal! Parabéns!
    Sobre copa e etc eu detesto. Acho uma perda de dinheiro e consciência. As pessoas aqui no país só se mobilizam quando é futebol. No mais são pacatos e explorados. Na época de copa, os jogadores levam o equivalente a 3 famílias para o exterior e gastam além da conta, com o nosso dinheiro, mesmo que a gente não concorde em gastar nessa sandice. Eu sinceramente, gostava de futebol quando era criança, agora acho uma perda de tempo. Muito dinheiro em pessoas que não fazem nada pelo país. Ao contrário, assim que ficam famosas, gastam tudo que podem e ainda esperam reconhecimento. Beijos e tudo de bom! As dicas acima para os gatos são úteis mesmo nestes tempos de euforia.

    ResponderExcluir
  2. Que dicas legais!!
    Aqui em casa o Rodolfo tem um refúgio que já está montado!!

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Miriam!
    Só hoje consegui passar por aqui. Adorei vc estar me seguindo.
    Ah! Eu amei seus gatinhos!!! Vc viu o meu Freddy? Ele é fofo demais!
    Muito legal tudo por aqui. Meus olhos "caçaram" tudo que era de gatos. Eu adoro.
    Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Oi Soraia. Que bom vc por aquí.
    Beijo grande e volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. nem fale amiga e um stress p eles e p gente tbem,fico com saco cheeio,acho que nao tem necessidade desses fogos,so p gastar e fazer um barulho horrível

    ResponderExcluir
  6. Lindinha, indicamos este blog lindo a receber o selinho do premio Dardos - quando você tiver um tempo (entre um artesanato e outro, he, he) passe lá em casa e aceite-o com o carinho da galerinha toda da Toca dos Gatos.
    Bjão bem grande em ti e muitas bitocas nos fofinhos do lar.

    ResponderExcluir
  7. Oi linda...
    Tô aqui...ando meio louquinha porque não vi este recadinho....eu tenho um papagaiozinho arteiro que tinha muito medo de bombas e gritaria,dai fiz isso mesmo...quando chega a época de copa ou festas eu coloco ele em cima do porta do banheiro do quarto de empregada e deixo a noite a luz ligada....dai ele se acostumou e no últimi jogo do Brasil acredita que ele ficou na sacda e nem ligou...
    Beijinhos
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu fiz um post com um selinho, mas esqueci mesmo do seu blog e de outros... são tantos q a gente não lembra. Mas irei fazer outro em breve com mais um selinho, agora que aprendi, vai ser fácil...depois eu quero saber como participar daquele sorteio...
    abraços e muita paz....

    ResponderExcluir
  9. O gato do desenho me lembrou minha gata Mimi, além de ser pretinho igual a ela, ela morre de medo de fogos. Agora mesmo soltaram uns altos mesmo e ela já foi se esconder.

    ResponderExcluir
  10. Eu estava adorando esse blog. Carinho na medida certa e criticando as coisas certas. Mas, sugerir homeopatia e acupuntura para os bichinho é valorizar os amados mais do que você mesmo. POUQUÍSSIMAS pessoas usam acupuntura pra relaxar, é uma atividade exótica, praticada por poucos. Sugerir que todos os donos de animais de estimação façam isso para "acalmar" seus animais é DEMAIS. Perdeu minha consideração e se transformou em mais uma fanática( no sentido negativo) por animais. Lembra, eles são seus bichinhos, não Deus.

    ResponderExcluir