LOJINHA MIAU STORE

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Não corte o bigode do seu gato !!

Pietro Della Valle - um dos meus felinos
*


QUAL A IMPORTÂNCIA DO BIGODE PARA O GATO?

Nunca corte ou apare o bigode do seu gato! O bigode dos gatos (também conhecidos como "pêlos táteis") age como um detector de estímulos externos, fornecendo informações sobre as imediações onde o animal está. É através dele que se manifesta o olfato e o tato apurados do gato. Além disso, no escuro o bigode atua como um orientador espacial, prevenindo-o de eventuais acidentes. É por isso que o bigode ajuda o gato a sentir o ambiente em seu redor.
Estes “pêlos faciais” também nos indicam o humor do gato. Por exemplo, quando um gato está bravo ou na defensiva, o bigode fica para trás; quando o gato está feliz, curioso ou contente, o bigode fica mais relaxado e para frente.
Resumindo, o bigode do gato serve para ele se prevenir de acidentes, medir distâncias e manifestar o seu humor. Não é por acaso que os gatos têm tanto cuidado com os seus bigodes.
(Fonte:"Bigodes em Ação")

Nem o cão mais bem dotado, pode aproximar-se das habilidades sensoriais de um gato. Os bigodes do gato, em conjunto com os outros pêlos sensores, são antenas altamente sensíveis e podem detectar o toque ou a mínima presença. Até a corrente de ar em uma ranhura na parede, nunca descoberta por nós, pode ser detectada.
Os pêlos sensores dos gatos situam-se acima dos olhos, embaixo do queixo e ao lado da cara (BIGODES). Eles estão repletos de nervos e podem detectar o mais leve movimento. Os gatos que perambulam pela noite e os que têm problemas de visão, usam-nos para "ver" por onde andam, permitindo-lhes manobrar em espaços estreitos e avaliar distâncias.

Os cães também têm pêlos sensores, mas dependem muito menos deles do que os gatos. Como os gatos dependem de seus bigodes e pêlos sensores para orientar-se qualquer dano nestes pode causar sérios danos de orientação. Um gato sem pêlos sensores poderia machucar os olhos ao caminhar pela penumbra, por não receber a tempo o sinal para fechá-los. Também poderia ficar atrapalhado em lugares estreitos, o que poderia ser perigoso no caso de estar sendo perseguido por um inimigo.

Portanto se nosso gatinho sofreu perda parcial ou total de seus bigodes e outros pêlos sensores, o melhor é mantê-lo dentro de casa alguns meses até que cresçam novamente. Neste caso, não é conveniente mudar os móveis de lugar, nem redecorar a casa, pois poderia ser difícil para ele deslocar-se sem tropeçar ou trombar com as coisas.
A perda de seus pêlos sensores não é caso de vida ou morte, mas pode ser desconcertante e muito dolorosa. Portanto deve-se tomar precauções para evitar que seu gato se encontre nesta difícil situação, pelo que se deve:
Evitar deixar tesouras em lugares de fácil acesso à crianças que possam, num momento de brincadeira, cortar os bigodes e pêlos sensores.
Se tosar seu gatinho, faça-o cuidadosamente, para que não corte indevidamente os pêlos sensores. Apague chamas e mantenha a seu gato longe destas. Os pêlos sensores cortados, geralmente crescem novamente, mas os que se queimam até a base, nem sempre o fazem. Portanto, os bigodes não são um adereço decorativo ou de presunção de nosso gato, são uma arma vital para orientá-lo, sobretudo no meio exterior. Cuidemos e protejamos os pêlos sensores de nosso gatinho.

VOCE SABIA QUE...


* O bigode é duas ou três vezes mais grosso do que o pêlo do gato?
* Onde cabem seus bigodes, o gato também cabe?
* Os gatos costumam ter 12 bigodes de cada lado do focinho?

(FONTE:www.lepetitchat.com )

5 comentários:

  1. fofos demais...bjs.... te mandei um cartão, recebeu?

    ResponderExcluir
  2. Você voltou. Você voltou. Até que enfim. Adorei esse persa preto e branco. Amo gatos. Eu sei que nunca devemos cortar bigodes seja de que bichinho for. E não corto unhas também, somente se estão se enroscando em tecidos que podem lhes fazer mal. Caso contrario as unhas não são cortadas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Aaaaaaaaaaaai de que se atrever a cepar meus bigodones!!! São muito importantes! Ötimo post!
    Lambeijos do Pierre

    ResponderExcluir
  4. Deixem em paz nossos bigodes. Valeu a dica.
    Ronrons da Tixa, Juju e do Shake.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito! Compartilhei porque adorei, muito bem feito o texto e as imagens.

    ResponderExcluir