LOJINHA MIAU STORE

quarta-feira, 10 de março de 2010

MENINAS......MAIS GATINHOS PRA MINHA COLEÇÃO

O maneki neko é um dos mais famosos símbolos da sorte na cultura japonesa. Ele é visto freqüentemente nas janelas de estabelecimentos comerciais, pois quando a sua pata direita está levantada, o gato atrai dinheiro e quando é a esquerda, atrai clientes. Alguns dizem também que a pata esquerda levantada é para bares (no Japão costuma-se dizer que quem bebe bem, é canhoto) e a direita para lojas.

O gesto do gato para chamar alguém é um costume bastante particular dos japoneses, onde levanta-se a mão e com palma virada para frente, dobra-se somente os dedos. Acredita-se também que quanto mais levantada for a pata, maior a fortuna que o gato trará.

Diversas histórias falam sobre a origem do maneki neko. A versão mais popular é datada do século XVII e conta que um monge do templo Goutokuji tinha uma gata chamada Tama. Enquanto ele comentava sobre as precárias condições do templo à gata, um samurai, Ii Naotaka, que voltava da batalha de Tennoji, passava em frente ao templo quando começou a cair uma tempestade.
Naotaka correu para se abrigar embaixo de uma árvore e ao esperar a chuva passar, viu Tama sentada acenando para ele. Surpreso com a habilidade do felino, enquanto corria até Goutokuji um raio fulminante caiu na árvore que há pouco o abrigara.
O samurai entendeu que o gato salvara a sua vida e imediatamente entrou no templo para rezar em agradecimento à sua vida. Assim que entrou no recinto, Naotaka percebeu a condição precária do templo e doou todo o dinheiro que ele tinha consigo naquele momento.
A partir de então, a família de Naotaka e todo o povo de Goutokuji passou a freqüentar o templo, trazendo a prosperidade ao local. Para homenagear o gesto de Tama, foi esculpido no local uma estátua da gata reproduzindo o gesto. Depois de um tempo, miniaturas da estátua passaram a ser distribuídas aos visitantes do templo.

Da lembrança de Goutokuji até os dias de hoje o maneki neko mudou bastante e atualmente ele é fabricado com algumas particularidades:

  • Uma moeda dourada chamada Koban. Usada no período Edo, esta moeda valia 10 milhões de ryô.
  • Um colar vermelho. Durante o período Edo, o gato era um animal de estimação muito caro e as mulheres ricas da época enfeitavam seus gatos com um colar vermelho feito de hichirimen (uma flor vermelha) e um sino para saberem por onde andava o gato.
  • Um avental. Provavelmente relacionado com o Jizo Bodhisattva, protetor das crianças mortas e das gestantes.
  • Diversas cores com seus significados, por exemplo: branco (pureza), preto (saúde e espantar maus espíritos), vermelho (proteção, espantar maus espíritos e saúde), dourado (riqueza), rosa (amor), roxo (força artística) e verde (força nos estudos).

Referências:

http://www.bellaonline.com/articles/art43801.asp

http://en.wikipedia.org/wiki/Maneki_neko

http://ja.wikipedia.org/wiki/%E6%8B%9B%E3%81%8D%E7%8C%AB

http://www.acbj.com.br/alianca/palavras.php?Palavra=202

http://www.catanna.com/luckycat.htm

http://cats.about.com/cs/manekineko/a/manekineko.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário